terça-feira, 30 de abril de 2013

Vinha - Videira Ministério Associados

 

Vinha/Supervisor


Sobre os pastores e supervisores da VINHA:


Sobre os pastores e supervisores da VINHA:



Pr. Renato Ribeiro e Pra. Marta Luiza Ribeiro, são pastores e fundadores da Videira São Luis - Maranhão - Igreja em células e caminham sob a cobertura do Pr. Aluízio Silva responsável pela Vinha Internacional e Nacional. Pr. Renato Ribeiro também é supervisor da Vinha Maranhão/Piauí, na região Nordeste do Brasil, e tem o papel de auxiliar pastores e suas igrejas para conquistar essa nação para Cristo Jesus, através de uma liderança desafiadora e evangelística. Tem despertado paixão e promovendo abertura de novas igrejas com alvo de alcançar tanto o maranhão quanto o piauí . Pastor Aluízio A. Silva, fundador da Videira — Igreja em células e responsável pela Vinha Nacional, reside em Goiânia e promove a cobertura espiritual de centenas de pastores. Ele é mestre na Palavra e ministra estudos bíblicos para platéias de todo o mundo estando no ministério há mais de 23 anos. O pastor é reconhecido nacionalmente e em outras nações devido à Visão de Células e seus livros. Pastor Marcelo Almeida, fundador da Videira — Igreja em células ao lado do Pr. Aluízio Silva. O pastor Marcelo Almeida acompanha a Vinha Internacional (Videira e Associados no exterior) e já no ministério por mais de vinte e três anos, reside na Flórida. Ele foi pioneiro na Visão de Células no Brasil. Mestre na palavra e autor de dezenas de livros. O pastor flui com autoridade no ministério apostólico de abertura de igrejas e cobertura espiritual de centenas de pastores

Vinha


Somos uma família de Igrejas e andamos debaixo de liderança apostólica chamada Vinha.


O que é a Vinha:

A VINHA é uma Rede Apostólica, um conjunto de igrejas e ministérios que estão unidos debaixo de uma liderança apostólica com a finalidade de se fortalecer, crescer e se multiplicar por meio da estratégia das células e do discipulado.
O que é uma Rede Apostólica:
A rede apostólica nos permite desfrutar das vantagens tanto de uma denominação como de um ministério independente. Nela, as igrejas são independentes, pois são autônomas, mas são também dependentes, uma vez que estão recebendo visão, transferência de unção e apoio da equipe apostólica e dos outros participantes da Rede que compartilham dons, habilidades e estratégias.

Numa rede apostólica, a relação é de interdependência - Somos livres para avançar ministerialmente, mas dependemos de outros irmãos, em amor, para sermos equilibrados e guardados em nosso ministério.

As redes apostólicas surgiram como uma maneira de se evitar os riscos da independência e do denominacionalismo. Isto é, não ser um grupo independente frágil e nem uma denominação rígida e anti-mover de Deus.


VINHA: Videira e Ministérios Associados.

A Vinha, é uma “Rede Apostólica” com algumas características muito peculiares. A Videira e a Vinha foram fundadas pelos pastores Aluízio Silva e Marcelo Almeida e tem a sua origem no movimento de restauração. A nossa peculiaridade é a prática pioneira na Visão de Células. Até onde sabemos fomos os pioneiros no Brasil a conquistar em Deus um modelo que, de fato, ganhava almas, multiplicava células, reproduzia líderes e fazia a Igreja crescer nessa base. Ainda no começo da década de 80 fomos em Deus à busca dessa experiência. Assim, para nós a prática das células é inserida na visão de que Deus está restaurando a sua Igreja. Não apenas em doutrina, em vida, mas também em sua forma orgânica e funcional. O livro de Atos e as cartas dos apóstolos estão cercados desse ambiente celular. Por isto, o modelo que praticamos não recebeu “Nome” porque não vimos nada novo nisso. Aliás, as células são a prática mais antiga da Igreja. Fomos chamados por Deus a compartilhar as ferramentas para a plantação e para o crescimento da Igreja através das células através da VINHA. Desejamos ver as Igrejas se multiplicarem. Hoje para honra e glória de Deus hoje somos mais de 600 igrejas em todo o mundo em 13 anos. Somos uma família de Igrejas Cristãs que caminha em cooperação, amor e aliança. Nossa afinidade é baseada nos seguintes aspectos:

Somos mais família que organização.

Reconhecemos paternidade e autoridade entre nós espontaneamente e não por imposição denominacional.


Somos carismáticos.

Cremos, experimentamos e desfrutamos da ação viva do Espírito Santo nos dias de hoje. Seus dons, Suas manifestações e a experiência do Batismo no Espírito são realidades fundamentais para o êxito da Igreja.


Vivemos a prática das células.

Apesar das controvérsias e de toda terminologia confusa dos últimos anos, a maneira mais simples de envolver cada crente para o desempenho do seu sacerdócio está na Igreja em células. A Igreja de Atos não era templista e nem clerical; nós também não queremos ser.


Vivemos a restauração da Igreja.

Assim, somos inclusivos, isto é, nos vemos como parte da Igreja. Fazemos parte do resultado de séculos do trabalhar do Espírito Santo na História. Temos muito da Reforma, dos movimentos posteriores Batista e Presbiteriano, Metodista e Pentecostal. Hoje, estamos determinados a servir o Corpo de Cristo que é Sua Igreja, numa perspectiva de amor e abertura.

A VINHA tem dois braços, um nacional e outro internacional e é governada por um Conselho Apostólico.
O seu braço no Brasil – Supervisionado pelo Pastor Aluízio Silva e seu braço internacional – Supervisionada pelo Pastor Marcelo Almeida conta: Pela bondade do Senhor, temos deixado um rastro de Igrejas plantadas que crescem e são prevalecentes. A experiência tem se repetido em muitas cidades do Brasil, como Goiânia, onde em dez anos, milhares de pessoas foram ganhas para Cristo. Hoje, Incluindo crianças, nossa Igreja naquela cidade cruzou a fronteira dos 25 mil membros. Em São Paulo, capital, somos por volta de 8 mil discípulos.

Na Vinha, nossa família de Igrejas, em muitos casos temos as maiores Igrejas das cidades, pela graça do Senhor.

A VINHA existe para apoiar a Igreja no treinamento de líderes, para inspirar e promover a evangelização das nações, o crescimento e a plantação de Igrejas. Mentoreamos ministérios e prestamos consultoria para o avanço da causa do Reino. Fazemos isso em amor e com encargo, baseados em um chamado de Deus e em uma unção do Espírito Santo. É por Sua Graça, que temos experimentado células que funcionam e se multiplicam, que trazem o crescimento das nossas Igrejas e uma prática arrojada de missões. Acreditamos que é possível viver a experiência maravilhosa de uma Igreja que experimenta a Glória e o Mover do Espírito Santo. Acreditamos que podemos mesmo ser uma família de Igrejas, mais que uma organização religiosa fria. Vivemos um discipulado que funciona, por isso temos experimentado um rompimento na letargia e na falta de crescimento.


Além destas características, uma igreja ou ministério que se liga à VINHA possui outras vantagens, que são pertinentes apenas a uma Rede Apostólica:
1. Paternidade

Uma das maiores necessidades que pastores e líderes de organizações eclesiásticas ao redor do mundo, que percebem atualmente em seus ministérios é a falta de pessoas com quem possam se relacionar abertamente para serem ministrados em suas vidas pessoais e aconselhados em seus ministérios. Eles sentem falta de pais espirituais que verdadeiramente os amem e que estejam preocupados com seu sucesso e bem estar.
Uma das características mais importantes do ministério apostólico tem sido o espírito de paternidade que transmite segurança e confiança aos ministros ligados a ele. Desta forma os líderes podem desenvolver seus ministérios com confiança, pois recebem afirmação pessoal e a orientação necessária para trabalharem com ousadia tendo segurança de que aquilo que estão fazendo certamente produzirá os resultados esperados.


2. Visão

Toda forte liderança está baseada em uma visão. A visão constitui em “o que” se quer alcançar e em “como” se alcançará este propósito. Muitos líderes de organizações eclesiásticas têm um coração sincero e verdadeiro, desejando glorificar a Deus e trazer esta glória aos homens, mas não sabem exatamente como trazer isto a existência. Normalmente seguem padrões pré-estabelecidos e que infelizmente não tem produzido os resultados esperados em nossa geração, bem como não tem transformado nossa sociedade. Por isso os ministérios que se unem à rede apostólica não apenas compartilham um “desejo comum”, mas também a “maneira” de fazer com que este desejo venha a existência de forma mais rápida e consistente possível. Isso faz com que as coisas não fiquem apenas em boas intenções, mas se transformem em resultados específicos e mensuráveis.


3. Unção

Unção é o resultado de um mover de Deus sobre alguém ou algum lugar em função dali se ter uma visão e fé capaz de absorver este derramar do Espírito. Não se põe vinho novo em odres que não sejam capazes de suportar a pressão gerada pela fermentação deste vinho durante seu envelhecimento, pois se o odre não suportar e romper, perde-se tanto o odre como o vinho (Mt 9:17, Mc 2:22, Lc 5:37). Desta forma, só se pode receber uma nova unção (vinho novo) se houver uma visão (odre) capaz de suportar e sustentar este derramar, senão tudo se perde. Podemos então dizer que sem visão não existe unção. Assim todo ministério que se unem a Rede Apostólica, experimentam uma transferência de unção e automaticamente começam a fluir em uma nova dimensão espiritual, percebendo isto através dos resultados obtidos no projeto de estabelecer o Reino de Deus em suas esferas de atuação. Cremos e temos visto na prática que Deus nos deu uma unção de crescimento e multiplicação.


4. Crescimento

Sabe-se que cada pessoa tem suas características pessoais distintas. Cada um tem seus dons, talentos e habilidades peculiares. Também líderes e pastores de comunidades e organizações eclesiásticas possuem características pessoais que determinam suas habilidades e ministérios, fazendo com que sejam fortes em determinadas áreas e limitados em outras. Uma vez pertencendo a Rede Apostólica, as igrejas e ministérios recebem apoio através da equipe apostólica que possui pessoas com ministérios fortes e específicos para desenvolver aquilo que os líderes locais tem carência ou falta de conhecimento. Por outro lado, aqueles líderes locais que possuem fortes ministérios em alguma área específica, podem, por sua vez, se juntar a equipe apostólica para fortalecer as outras comunidades locais tendo a oportunidade de crescer em seu ministério pessoal e expandir suas fronteiras. Isso faz com que haja crescimento tanto na comunidade local como nos ministérios pessoais, o que de outra forma seria impossível acontecer. Pela união dos esforços cria-se uma sinergia que dá oportunidade de crescimento a todos componentes da rede.


Sobre os pastores da Videira:

Pastor Aluízio A. Silva, fundador da Videira — Igreja em células ao lado do Pr. Marcelo Almeida e responsável pela Vinha Nacional, reside em Goiânia e promove a cobertura espiritual de centenas de pastores. Ele é mestre na Palavra e ministra estudos bíblicos para platéias de todo o mundo estando no ministério há mais de 23 anos. O pastor é reconhecido nacionalmente e em outras nações devido à Visão de Células e seus livros.

Pastor Marcelo Almeida, fundador da Videira — Igreja em células ao lado do Pr. Aluízio Silva. O pastor Marcelo Almeida acompanha a Vinha Internacional (Videira e Associados no exterior) e já no ministério por mais de vinte e três anos, reside na Flórida. Ele foi pioneiro na Visão de Células no Brasil. Mestre na palavra e autor de dezenas de livros. O pastor flui com autoridade no ministério apostólico de abertura de igrejas e cobertura espiritual de centenas de pastores

Nenhum comentário:

Postar um comentário